Espetáculo antirracista protagonizado por estudantes do CED 08 do Gama, dirigido pelo diretor Valdeci Moreira vence a segunda edição da premiação.
Por Juan Ricthelly
A notícia pode ser velha, tendo em vista que é do dia 26/09, mas um fato tão honroso para a cultura da nossa cidade não pode passar despercebido, e é por isso que escrevo, para que a comunidade gamense e nosso movimento cultural saibam que o teatro do Gama vive, resiste, luta e se destaca no Distrito Federal.
Que seja do conhecimento de todos e todas! Que uma peça de teatro com um viés radicalmente antirracista, protagonizada por estudantes do CED 08 do Gama, dirigida pelo professor e diretor de teatro Valdeci Moreira da Cia. Semente de Teatro, venceu o mais importante prêmio de educação do DF.
O espetáculo “Corpo Fechado” estreou no dia 03 de agosto no CED 08 do Gama, no mês de setembro ganhou uma temporada completa no Espaço Semente, atraindo inclusive um público de outras cidades.
Com um texto construído numa parceria entre Lelê Teles e Valdeci Moreira, a peça de teatro ousou falar desse país chamado Brasil, que é fruto de uma história repleta de dor e sofrimento, causado em grande parte pela escravidão, que explorou parte do nosso povo por séculos, e que ao “libertá-lo” não se preocupou em integrá-lo à sociedade como parte da nação, que desenhou o mito da democracia racial num país da fantasia onde negros e brancos eram iguais, e nos dia de hoje o estado nacional herdeiro de toda essa epopeia escravocrata, segue promovendo o genocídio da juventude negra nas periferias das grandes cidades e o racismo institucional.
Fotografia: Ogan Luiz
O Prêmio Paulo Freire de Educação, é uma iniciativa da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF para homenagear projetos educacionais de escolas públicas e privadas que se destacaram por suas práticas inovadoras e transformadoras no ensino do DF.
A sessão ocorrida no dia 26/09 na Câmara Legislativa do Distrito Federal, contou com a participação de mais de 1,4 mil pessoas, que lotaram a Praça dos Servidores, entre estudantes, professores e profissionais do ensino, por uma educação liberta
dora e democrática que valorize a cidadania e o desenvolvimento da sociedade.
Chama a atenção a quantidade de iniciativas inscritas, foram 264 projetos concorrendo ao prêmio, que busca reconhecer iniciativas educacionais inovadoras, transformadoras e alinhadas aos princípios formulados pelo pensador e educador Paulo Freire.
Desse total, 25 foram selecionados como destaques, representando diversidade de ações e práticas que buscam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas do Distrito Federal. Seus representantes receberam troféus e certificados em reconhecimento ao trabalho realizado. Todos os inscritos foram contemplados com menções honrosas pela CLDF.
FICHA TÉCNICA
Direção: Valdeci Moreira
Dramaturgia: Lelê Teles e Valdeci Moreira
Supervisão: Ricardo César
Elenco: André Crist, Artur Nunes, Geovana Yasmim, Miguel Crist.
Figurinista - Luazi Luango
Fotografia: Ogan Luiz Alves
Cenógrafo: Valdeci Moreira
Iluminador: Valdeci Moreira
Arte: Ogan Luiz Alves
Realização: CED 08 DO GAMA
Apoio: CED 08 do Gama
Comments