top of page
Foto do escritorJuan Ricthelly Vieira da Silva

12 DE OCTUBRE

Por Juan Ricthelly


12 de Outubro pode ser muitas coisas! Na Espanha se comemora o Dia da Hispanidade concidindo com a chegada de Cristovam Colombo na América em 1492. Na América Latina é um data lembrada como o início do genocídio dos povos de Abya Yala. No Btrasil é um feriado nacional, que coincide com o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, também é o aniversário oficial do Gama… 

 

Em algum lugar na periferia de Mar del Plata (Argentina) também é o nome de uma rua, que guardo com imenso carinho no meu coração e nas minhas memórias.

 

Lá existe uma bela casa de esquina sem muros ao redor, com uma porta de madeira maciça, uma varanda, um gramado e um jardim na calçada.

 

Nessa casa mora uma linda família, que eu amo como se fosse a minha, pessoas generosas e de bom coração que me receberam como um filho pródigo quando lá cheguei pela primeira vez. 

 

Que saudade eu sinto de seus rostos, vozes, gargalhadas e sorrisos, do churrasco argentino, da parrilha na sala, do chimichurri e de tudo o que lá vivi.

 

Lá comemorei o meu aniversário de 26 anos, com uma decoração do Boca Juniors, cercado de amigos da Colômbia, Equador, Argentina e de diversas partes do Brasil, numa verdadeira festa latino-americana.

 

Certa vez extrapolei as minhas prerrogativas como convidado num churrasco, que a princípio era familiar, depois convidei algumas amigas, até aí tudo bem, numa noite bêbado no Bar Antares convidei mais umas 20 pessoas, depois sem querer enviei a localização no grupo de whatsapp do doutorado que tinha uns 80 membros, e aí imaginem vocês o susto quando eles viram aquela multidão de pessoas desconhecidas chegando na casa deles.

 

Quando eu desci do ônibus e vi aquilo, só consegui pensar “Fodeu! Essas pessoas nunca mais vão querer olhar na minha cara!”, o cenário era o daquelas festas adolescentes de filmes americanos, com pessoas espalhadas na calçada, bebendo e dançando na sala, na cozinha e nos outros cômodos.

 

Eu fui entrando na casa perplexo com o tamanho da cagada que havia feito, o pessoal me cumprimentando e agradecendo pelo convite, o meu amigo e dono da casa Julian na parrilha assando carne, me olhou com um sorriso no rosto e disse antes mesmo de eu dizer qualquer coisa:

 

“Hijo de Puta! Quando eu for na sua casa no Brasil eu vou sair convidando todo mundo que encontrar na rua pra uma festa na sua casa! Kkkkkkkkkkkk”

 

Depois daquele dia, aquela casa acabou virando ponto de encontro dos meus amigos de doutorado da Universidade Nacional de Mar del Plata, fizemos várias festas e encontros lá, eles abraçaram e acolheram todo mundo, de modo que os meus amigos viraram amigos deles.

 

Um dia prestei atenção na placa da rua “12 de Octubre”, e perguntei:

 

“Que interessante! Vocês sabiam que 12 de Outubro é o Dia das Crianças no Brasil?”




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page