top of page

Meio Ambiente

12065710_1044907698861244_7007605251932048812_n.jpg

O Gama está localizado no extremo sudoeste do Distrito Federal, onde o CERRADO é exuberante encantando com sua beleza.

É uma região riquíssima em água, contando com várias nascentes, córregos e riachos. A cidade foi construída no meio de dois rios importantes, do lado leste o RIBEIRÃO ALAGADO que é alimentado pelo Córrego Crispim, do lado Oeste temos o RIBEIRÃO PONTE ALTA, que recebe as águas dos Córregos da Serra, Monjolo, Ponte de Terra, Pintos, Mina e outros.

Esse dois rios se encontram virando um só, desaguando no RIO CORUMBÁ, que por sua vez se soma ao RIO PARANAÍBA, seguindo seu curso até o RIO PARANÁ, o segundo maior da América do Sul e oitava do mundo em extensão (4.876 Km), tendo como destino final o estuário do Rio da Prata localizado entre o Uruguai e a Argentina, findando no Oceano Atlântico.

O Gama é um lugar que tem uma vocação nata para o ecoturismo que infelizmente é ignorada pelo Poder Público e até mesmo pela própria população, possui um complexo de belas cachoeiras espalhadas por seus territórios, três unidades de conservação em estados diferentes de preservação e cuidado e trilhas que são utilizadas principalmente pelos grupos ciclísticos da cidade e região.

A questão ambiental por aqui não é tratada com a devida seriedade, de modo que, estamos há décadas sem uma COMDEMA (Comissão de Defesa do Meio Ambiente) constituída pela Administração Regional e sem um Conselho Gestor com participação da comunidade na gestão das Unidades de Conservação, mesmo tendo moradores que participama ativamente do movimento ambiental que adorariam contribuir.

Invasões de áreas públicas ameaçam a integridade de unidades de conservação sem qualquer ação dos órgãos ambientais para coibir, ameaçando áreas ambientalmente sensíveis e de nascentes. Chegando ao cúmulo de invasores impedirem o acesso da comunidade às cachoeiras.

Lixo é descartado de forma irregular nos arredores da cidade e até mesmo nas quadras, árvores saudáveis são cortadas aleatoriamente sem qualquer justificativa. Algumas iniciativas da própria comunidade como o Gama Verde e o Tempo de Plantar tentam nadar contra essa corrente, mas a luta árdua, desigual e inglória.​​​

bottom of page